SÃO PAULO, SP (UOL/FOLHAPRESS) - De um lado, o maior campeão de slams em simples na história do tênis masculino. Do outro, um tenista que não ganha uma partida em um torneio deste porte desde 2023. Deu o óbvio, e Novak Djokovic estreou em Roland Garros com vitória ao fazer 6/3, 6/3 e 6/3 sobre o americano Mackenzie McDonald (30 anos, #98 do mundo). É a 21ª participação do sérvio no slam francês e ele manteve a escrita de nunca perder na primeira rodada por lá.
A vitória desta terça-feira é a quinta seguida de Djokovic no circuito. Depois de derrotas na primeira rodada dos Masters 1000 de Monte Carlo e Madri, o veterano de 38 anos vem reencontrando um bom tênis e, no último fim de semana, foi campeão do ATP 250 de Genebra, na Suíça e no saibro.
O ex-número 1 do mundo segue em busca de seu 25º título de slam, o que lhe colocaria isolado como o maior campeão em simples da história do tênis. Hoje, Djokovic divide o recorde com a australiana Margaret Court, também dona de 24 troféus. Seu próximo obstáculo em Roland Garros será o vencedor do duelo francês entre Corentin Moutet (#73) e Clement Tabur (#280), que vem do qualifying.
A superioridade de Djokovic nunca esteve em dúvida. Sem ter seu saque ameaçado, o sérvio quebrou o bom serviço do americano no sexto game e abriu 4/2. Depois disso, a única dúvida na parcial era sobre o fechamento do teto retrátil, o que aconteceu depois de algum tempo sob pingos leves.
Pouco fez diferença para Djokovic, que fechou o set em 6/3 e abriu a parcial seguinte com mais uma quebra. McDonald até teve uma pequena chance de reequilibrar as ações, mas Nole saiu de 0/40 no sexto game para salvar seu serviço. No embalo, Nole quebrou de novo e abriu 5/2. O americano conseguiu devolver uma das quebras, mas ficou nisso. Djokovic seguia encaixando ótimas devoluções fundas, fazendo o rival brigar por cada ponto, e fechou o segundo set em 6/3, com mais uma quebra de saque.
O terceiro set foi mais do mesmo. McDonald não tinha armas para mudar a dinâmica do jogo, e Djokovic não diminuiu seu ritmo. Anotou uma quebra no sexto game, fez 5/2 pouco depois e manteve a vantagem até o fim.