Procurar

Chanceler alemão diz que Rússia é ameaça e reforça tropas na Lituânia

O chanceler alemão Friedrich Merz acusou hoje a Rússia de ameaçar a segurança da Europa, em declarações na Lituânia, onde assinala a chegada ao país de uma brigada blindada alemã destinada a reforçar a frente oriental da Aliança Atlântica.

Chanceler alemão diz que Rússia é ameaça e reforça tropas na Lituânia

© Lusa

Notícias ao Minuto
22/05/2025 12:12 ‧ há 10 horas por Notícias ao Minuto

Mundo

chanceler alemão

O chanceler da Alemanha, Friedrich Merz, afirmou nesta quinta-feira (22 que a Rússia representa uma ameaça à segurança da Europa. A declaração foi dada durante visita à Lituânia, onde celebrou a chegada da primeira brigada blindada alemã enviada para uma missão permanente no exterior.

 

"A Rússia, da forma como está hoje, é uma ameaça para todos nós. É contra essa ameaça que estamos nos defendendo, e por isso estamos aqui", disse Merz em coletiva de imprensa ao lado do presidente lituano, Gitanas Nauseda, em Vilnius.

Merz e o ministro da Defesa da Alemanha, Boris Pistorius, participam nesta quinta da cerimônia militar que oficializa a presença da 45ª Brigada Blindada — também chamada de “Brigada da Lituânia”. A unidade conta atualmente com 400 soldados no país, número que deve aumentar para cerca de 2 mil até meados de 2026 e alcançar 5 mil efetivos, incluindo 200 civis, até 2027, conforme acordo firmado em 2023 entre os dois países.

É a primeira vez que o Exército alemão envia uma brigada completa para o exterior em caráter permanente. Segundo o governo de Berlim, a missão visa proteger o flanco leste da OTAN diante da crescente ameaça russa.

Lituânia, Letônia e Estônia, ex-repúblicas soviéticas, integram a OTAN desde 2004 e temem ser os próximos alvos de Moscou. Recentemente, a revista Der Spiegel noticiou que um avião espião russo foi detectado na Bielorrússia durante exercícios da aliança que contavam com presença alemã. Ainda de acordo com a publicação, a brigada enviada à Lituânia já estaria sendo monitorada por serviços secretos russos.

Leia Também: Microsoft bloqueia e-mails de funcionários sobre "Palestina" ou "Gaza"

Partilhe a notícia

Recomendados para você